18 mar
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admin
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SEU CLIENTE TAMBÉM É SEU PARENTE? SEU PARENTE É TAMBÉM SEU CLIENTE? COMO VOCÊ TRATA? ELE TE PEDE DESCONTOS, PRAZOS FORA DO PADRÃO E FACILITADORES?
O que vemos muito é que quando se trata de um parente, um familiar, o modus operandi é diferente. É muito comum você não dar a devida importância, só porque ele é seu parente e pode compreender um atraso, ou a falta de um item, ou um erro no faturamento, ou até mesmo executar um serviço que vai deixar ao invés de uma solução, um problema por má execução.
Fato é, é que quando você não trata seu Cliente, independentemente de ser seu parente, amigo, conhecido, como Cliente, quem perde é você e o seu negócio. Pois você está perdendo a melhor propaganda que existe, a do boca a boca, as indicações.
Veja bem, seu tio te pede um orçamento. Quanto tempo você demora para respondê-lo? Os valores que você orça são reais, dentro daquilo que realmente é o que você oferta aos seus Clientes, ou você apara aqui ou ali um arredondamento para mais ou para menos? Você usa de fato o prazo de entrega correto, ou joga lá para frente porque sabe que ele não vai precisar para agora? Você entrega produtos de qualidade, ou passa aquele com defeito que não passaria no seu controle de qualidade padrão?
Todos esses pontos, se você não executar considerando seu familiar como seu CLIENTE, essas falhas vão denegrir a imagem da sua empresa, do seu negócio e do seu caráter profissional.
Todo cliente é CLIENTE, não há nenhuma diferença em relação ao rol de conhecimento que ele tem em relação a você, pois o tratar dele é com a sua empresa, ou seja, com a pessoa Jurídica que você representa, e não com a pessoa Física que você é.
Quando seu tio, prima, primo, avô, mãe, pai, irmão, irmã ou até amigos próximos, te solicitarem um orçamento, esqueça todo grau de parentesco ou amizade, e o trate como um potencial Cliente. Faça o orçamento com os valores corretos, execute dentro dos prazos, entregue dentro do seu padrão de qualidade, execute todos os serviços com excelência, e assim, você terá através dele, outros novos clientes, que virão por suas indicações.
Ah, mas e se ele me pedir um desconto? Um prazo de entrega urgente? A recíproca é verdadeira, dê o desconto se esse for justo, analise se o prazo é possível para entrega, se houver taxas extras que você passaria, repasse também neste caso. Você o tratando como Cliente, ele vai te tratar como Fornecedor / Prestador de Serviços.
Cliente não tem sobrenome, Cliente é Cliente, e todo Cliente tem potencial!
E lembre-se: “amigos amigos, negócios à parte! Opa, no nosso caso aqui: “família família, negócios a parte”!
Bora vender!!!
Até a próxima...
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